ENEM sem receitas ou hinos de times!

enem

Nesse fim de semana, dias 08/09 de novembro, alunos do Brasil todo serão submetidos à prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Mas dessa vez o engraçadinho que colocar hino de time, receita de bolo ou qualquer outra brincadeira receberá nota ZERO na prova de redação.

Não acredito que os corretores das provas de redação serão tão duros com os candidatos.  De fato, hino do Palmeiras em uma redação é sacanagem, mas do São Paulo FC pode – BRINCADEIRA. Os candidatos que, aparentemente, zombaram dos corretores ao colocar receitas e hinos de times no meio das redações, apenas demonstraram o óbvio: existia muita benevolência na correção.

Agora, os caras vão corrigir as redações com “sangue nos olhos”, tadinho do engraçadinho que brincar com a cara do corretor. Mas uma coisa os candidatos não podem esquecer: Criatividade não deve ser confundida com zombaria.

Portanto, vedaram-se as gracinhas, mas a criatividade não.  Motivo pelo qual, deleitem-se nas suas ideias; façam uma redação tranquila. Exemplo de brincadeira que zera a redação: “A hidrelétrica de Belo Monte causa grandes impactos ambientais às comunidades ribeirinhas, por isso, as autoridades deveriam fazer um estudo mais responsável e, salve o tricolor paulista, amado clube brasileiro…” – isso não pode. Exemplo de algo criativo: “As populações ribeirinhas, em relação à instalação da hidrelétrica de Belo Monte só tem dois direitos: Primeiro direito, não ter direito; segundo direito, não abusar do primeiro”.   

Texto: MF

 

ze-leitor
BOA SORTE!!!

 

 

 

Um comentário sobre “ENEM sem receitas ou hinos de times!

Comentário