RURÓPOLIS: cortes nos recursos do MEC dificultam ainda mais a possibilidade de um extensão da UFOPA no munícipio

Cortes nos recursos destinados às universidades federais distanciam ainda mais a possibilidade de uma extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) no município de Rurópolis, Oeste do Pará.

Universidade Federal do Oeste do Pará – Foto ilustrativa

Segundo publicado no site Folha de São Paulo, os cortes, bloqueio orçamentário do governo Jair Bolsonaro (PSL) no Ministério da Educação atinge recursos que vão da educação infantil à pós-graduação.

Os cortes no orçamento do MEC inclui verbas para construção de escolas, ensino técnico, bolsas de pesquisa, transporte escolar, além de custeio das universidades federais.

Esses cortes/congelamento nos custeios das universidades federais, que inclui a UFOPA, acabam por dificultar ou mesmo impedir que se instale uma extensão da Instituição de Ensino no Município de Rurópolis.

O MEC pretende realizar um corte de R $ 5, 7 bilhões, estes dados foram obtidos no Siop (Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo). A iniciativa atende a um decreto de contingenciamento definido pela área econômica do governo da ordem de R$ 30 bilhões. No MEC, ele envolve, no total, 23% dos valores discricionários (que excluem despesas obrigatórias, como salários).

Por NoBarzinho com informações do site Folha de São Paulo.

Comentário