RURÓPOLIS: “A universidade foi para os rios, agora tem que subir a BR” Hugo Diniz

Na data de hoje (19) na Câmara Municipal de Vereadores de Rurópolis uma comitiva da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) se reuniu juntamente com prefeito, secretários municipais, vereadores e a sociedade em geral – que lotou a Câmara – para um debate quanto a instalação de uma extensão universitária da UFOPA em Rurópolis.

Comporam a mesa do debate o Secretário Municipal de Educação Jurandir Ferreira, Noely Kurtz (representante do movimento pela instalação de uma universidade pública na cidade), vereador Anderson Guimarães (presidente da Câmara Municipal), Joselino Padilha “Taká” (prefeito municipal), Hugo Diniz (Reitor da UFOPA) e Solange Ximenes (Pró-Reitora da UFOPA).

Composição da mesa de debate.

O Secretário Municipal de Educação deu início às falas, em seguida falou a professora Noely Kurtz, logo depois o vereador Anderson do Posto, seguido da Pró-Reitora Solange Ximenes; por fim, encerraram às falas da mesa o prefeito municipal Joselino Padilha “Taká” seguido do Reitor Hugo Diniz.

O que ficou claro nas falas de todos, que disposição todos estão tendo para que este sonho de uma extensão universitária seja finalmente concretizada. E nesse sentido, destaca-se a fala do prefeito municipal quando disse que a prefeitura de Rurópolis não medirá esforços  para a instalação da extensão da UFOPA, inclusive, conforme fala do prefeito, o Hotel Presidente Médici deverá ser cedido para universidade por uma prazo de 40 anos. Disse ainda que irá preparar um termo de cedência do hotel para a universidade, e que certamente contará com o apoio de todos os vereadores.

Encerrando às falas, o reitor da UFOPA recordou que não era a primeira vez que ele vinha em Rurópolis, e que em razão da Olimpíada de Matemática OBEMEP, ele já tinha passado outros vezes aqui, lembrou do aluno da cidade que foi muito bem na olimpíada.

Em um de seus trechos de fala mais marcante o reitor disse que “a universidade foi para os rios, agora tem que subir a BR”.

Hugo Diniz (Reitor da UFOPA)

Esclareceu que a vontade de instalação da extensão em Rurópolis é um sonho, e que isto é o primeiro passo; mas que apenas esse desejo não seria o suficiente e que por isso, destacou a necessidade de fazer “pressão” juntos aos deputados em Brasília para que a extensão saia do papel.

“Não temos que esperar às condições ideais, precisamos força a demanda”, alertou Hugo Diniz, referindo-se ao perigo de esperar muito.

Hugo Diniz lembrou que a história da Universidade Federal é de superação, primeiro o Campus se instala, depois os recursos vem; e no caso de Rurópolis todas às condições de instalação estão sendo dadas. O entrave maior vem dos cortes dos recursos das universidades federais.

FOTOS

 

 

Por redação NoBarzinho

Comentário